Os partidos e federações poderão realizar, “entre 20 de julho e 05 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.” Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até “15 de agosto para 
registrar os nomes na Justiça Eleitoral”.

Com a desistência da pretensa candidatura a prefeito do presidente da Câmara de Vereadores Josafá Pereira (MDB), ele reaproxima do prefeito Vilmar Cappellaro e pode manter sua candidatura a vereador, assim como, sonha em uma suposta vice numa composição com o ex-prefeito Jorge Garziera (MDB), pretenso candidato a prefeito.

A seis meses do pleito eleitoral não percebemos nenhuma movimentação dos então pretensos candidatos a prefeito de conversando, ouvido ou debatendo com a população, suas plataformas e projeto políticos. O Art. 36-A da Lei 9.504/97) permite essas ações por parte dos pré-candidatos, entre elas a “exaltação de suas qualidades pessoais, concessão de entrevistas, participação em programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na Internet”. Será que vão impor a população lagoagrandense uma candidatura de impositiva, onde a população não possa discutir o que é melhora para ela e para cidade?

Existe muito burburinhos entorno de nomes como dos ex-secretarios de Saúde Claudeval Galvão, Ademar Nonato – Infraestrutura e da ex-secretaria de Assistência Social Eliene Neri. Mais o que será levado em consideração a escolha do vice? Apadrinhamento político, força política regional a exemplo do Distrito de Jutaí ou do Povoado de Vermelhos?

Está na hora da população exercer seu verdadeiro papel participando através do seu ato de cidadania fortalecer a democracia, escolher seus representantes seja, no executivo ou legislativo independente das promessas individuais, ou vantagens oferecidas. Quando fizer escolhas assim você além de exercer a cidadania está tendo o poder de exigir transparência e puder de fiscalizar como e onde são investidos os recursos recebidos pelo município.

Está na hora dos verdadeiros pretensos candidatos a prefeito mostrarem a cara e dizer para essa população quais são os propósitos deles para o crescimento do nosso município, não podemos mais retroagir no tempo e reviver as políticas da mesmice do passado sem comprometimento com a população e sempre valorizando o comprometimento familiar.

Lagoa Grande virou uma cidade onde apenas duas famílias têm iluminados para comandar secretarias e outros posto de destaques. Competência ou tem algo a mais?