A Unidade Regional Petrolina da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, ministrou palestra aos responsáveis técnicos (RTs) das propriedades e empresas exportadoras durante a reunião técnica do Programa de exportação de manga para os Estados Unidos. Pernambuco tem números expressivos em relação a manga cultivada no Vale do São Francisco, respondendo por mais de 90% da exportação nacional.
O objetivo da reunião é reforçar a importância do programa de exportação, esclarecer o papel da agência no acompanhamento das ações a serem desenvolvidas pelos RTs e produtores para atender às normas do Sistema de Manejo de Risco (SMR) da mosca-das-frutas nos cultivos da manga que é exportada para o mercado americano, além de explicar alguns dos pré-requisitos deste mercado, como o Índice Mosca/Armadilha/Dia (MAD), aferido sistematicamente.
‘’O produtor que visa exportar manga aos Estados Unidos deve fazer adesão ao SMR e ter sua propriedade monitorada por no mínimo seis meses antes da exportação. Deve, também, atender aos critérios da Instrução Normativa número 20 de 2010 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como possuir o Índice MAD menor ou igual a 1’’, explicou a fiscal estadual agropecuária Maria Lisiê Moura Porfírio de Santana, palestrante no evento.
0 Comentários