ANA “CATHARINA GARZIERA” MORENO, filha de Jorge Roberto Garziera e Rose Mary de Oliveira Garziera, é a terceira filha do casal e foi concebida no município de Santa Maria da Boa Vista, precisamente na Fazenda Milano. Nasceu em Petrolina, no HGU, onde o prédio localizava-se ainda perto do estádio da Associação Rural. Naquela época, sua residência era na Fazenda Milano. Chegando a idade de ir para a escola, Ana Catharina, os pais e as irmãs foram para Petrolina, onde as mesmas foram estudar no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, mas todo final de semana, já na sexta-feira depois do colégio, todos iam para a fazenda, retornando a Petrolina só na segunda-feira por conta da escola. Seus pais faziam questão de que fosse assim porque Ana Catharina e as irmãs gostavam muito de viver na fazenda cercada por crianças, para brincar de forma tranquila e também pelo contato com a natureza, o que elas amavam demais! Quando chegou a idade da primogênita Mariella, prestar vestibular, eles optaram por morar num centro maior, no caso Salvador, por sua mãe (Rose) já ter dois irmãos morando ali, o que facilitaria seu convívio e a adaptação a uma nova cidade. Assim como muitos jovens lagoagrandenses também fizeram. Foram em busca de conhecimento, terminando seus estudos e retornando para a sua cidade de origem, colocando em prática o que aprendeu na teoria e através também de experiência profissional. Além do legado empresarial, Ana Catharina herda o legado político dos seus pais, ambos ex-prefeitos do município de Lagoa Grande.
No dia 2 de abril de 2016, Catharina filiou-se ao MDB e permaneceu por quatro anos. Em 3 de abril de 2020 ela migrou para o PSB. Ana Catharina sempre foi uma militante política em Lagoa Grande e sempre teve da população o mesmo carisma e carinho advindo dos seus pais.
Jorge Garziera, exerceu o cargo de prefeito no município, de 1997 a 2004. Em 2008, os Garzieras retornam ao governo desta vez com Rose Garziera, que ficou de 2009 a 2012. Em 2017, os Garzieras apoiaram o atual prefeito Vilmar Cappellaro.
![]() |
| Fotos: Carlos Silva, outubro de 2012 |
Reescrevendo a história em 2020, a população pede e é atendida com o retorno de um Garziera a política lagoagrandense. A menina agora, uma mulher, torna-se pré-candidata a vice-prefeita. Catharina, decidiu aceitar o desafio de disputar uma eleição municipal junto com Vilmar Cappellaro, não só para reescrever a história política e de desenvolvimento do município de Lagoa Grande, mas principalmente pela forma responsável com que o atual prefeito vem tratando a administração pública. Isso a motivou a chegar até aonde chegou: candidata a vice-prefeita de Lagoa Grande na chapa com Vilmar Cappellaro. O desfecho dessa história, o povo decidirá no dia 15 de novembro.
| Fotos: Carlos Silva, setembro de 2012 |



0 Comentários