Foto: Everaldo (Blog do Everaldo)
No início da noite desta quarta-feira (25), o prefeito Vilmar Cappellaro e a Secretária de Saúde, Samara Martins, deram uma coletiva de imprensa para tratar sobre a investigação de caso suspeito do Coronavírus no município.

A Secretária anunciou que os exames feitos para investigar o caso suspeito do Coronavírus, foi negativo para o paciente, sendo que o mesmo contraiu uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco (crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa), provocado pelo vírus da Influenza A (H1N1) ou (H3N2).

Samara, afirmou durante a coletiva de que existe no município um novo caso suspeito que está sendo investigado. Com os dois casos confirmados em Petrolina, a gente fica mais alerta, a gente vem reafirmar a importância de seguir com as medidas para a gente minimize a transmissão e o contágio. Estamos aí no trabalho, montando os planos de ações para o paciente que tenha a necessidade de acompanhamento domiciliar ou em acompanhamento intermediário.

Durante a coletiva, encaminhamos algumas perguntas ao prefeito e secretária de saúde, vejam:


Diário Popular – O presidente Bolsonaro falou numa entrevista, que os governadores e prefeitos exageraram nos seus decretos quando suspendeu as aulas e fechou o comércio. Ele chegou a dizer que os gestores cometeram um ato criminoso. O que muda? Diante da afirmação do presidente? O município manterá todos os decretos?

Prefeito – Nós estamos seguindo a recomendação e os decretos do Governo do estado de Pernambuco, o que a gente tem feito em termo de avaliações, está dando certo, está funcionando e nos sabemos a gravidade dos fatos. Nós adotarmos as medidas que estão dando certo dentro do Estado de Pernambuco e vamos adotar as recomendações da nossa secretaria de saúde do Estado de Pernambuco, junto com a secretaria e toda nossa equipe, chefe de vigilância sanitária e demais secretários. Nós temos uma secretaria que é profissional da área, tem conhecimento, tem segurança das atitudes que tem, tem conduzido de uma forma muito técnica e profissional as nossas ações e nos vamos continuar seguindo esses decretos. A partir do momento que vai vencer esse primeiro decreto dia 31/03, nos vamos avaliar, vamos discutir e está dando certo, nos vamos seguir. Outros países que tomaram as decisões tardiamente tiveram um avanço muito rápido e isso que queremos evitar. Continua no vídeo.

Diário Popular – Na terça-feira, os blogs de locais publicou uma nota nos grupos, pedido que deixasse “o disse, me disse, o quais pode induzir as pessoas a proliferar as tais FAKES NEWS” dessas afirmações vem de servidores. O que está sendo feito para coibir essas informações, que não só atrapalha a gestão como os meios de comunicação?

Prefeito – Primeiro, nos tem um cuidado dentro do nosso grupo de divulgar, procurar divulgar as informações oficiais que vem do Governo do Estado e da Secretaria, as outras informações através de levantamentos nos estamos passando e estamos colocando internamente, dentro do nosso grupo está evitando isso. As Fakes News, está surgido, algumas coisas numa tentativa de nos atingir direto, vem da população alguns vídeos. Continua no vídeo.



Diário Popular – Além dos leitos no Hospital Universitários, existe algum que posso dar um atendimento emergencial em Lagoa Grande?

Secretária de Saúde – Sim, o tratamento emergencial aqui no município, ele vai acontecer através tanto das unidades básicas que precisar destina ao Hospital José Henrique de Lima.

O prefeito Vilmar Cappellaro, convida a população para o enfrentamento ao combate ao Coronavírus, “estamos numa guerra, e o pode nos matar não é uma bala de aço, é um vírus que antes identificamos como entrava, mais hoje a transmissão já está sendo de forma coletiva”.

Quero agradecer o Blogueiro e parceiro Everaldo colunista e editor do Blog do Everaldo, por proporcionar minha participação, fazendo os questionamentos ao prefeito Vilmar Cappellaro e Samara Martins, Secretaria de Saúde.
Você pode falar diretamente com o Gabinete do Prefeito e seus secretários através do "Acesse agora ao Serviço de Atendimento à Cidadania", basta você clicar no nome, que você será direcionando para site da prefeitura.

Imagens produzidas por Everaldo Souza (Blog do Everaldo)