O Papa Francisco saúda os fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano: Pontífice elogiou os brasileiros e a recepção que teve no país na Jornada Mundial da Juventude, na semana passada. Reuters/STEFANO RELLANDINI
De volta ao Vaticano depois de participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro na semana passada, o Papa Francisco fez vários elogios aos brasileiros na tradicional oração do Angelus, na Praça de São Pedro.

O Papa expressou gratidão pela acolhida recebida no Brasil, e ao comentar que a praça tinha muitos jovens, brincou: “Parece o Rio de Janeiro”.

O Pontífice disse ainda que os brasileiros são “boas pessoas”, “generosos” e “com um grande coração”, acrescentando que não iria esquecer “a calorosa acolhida” recebida no país. Segundo o Papa, os jovens como os que encontrou no Brasil “são especialmente sensíveis ao vazio de significado e valores que frequentemente os cerca e, infelizmente, eles pagam o preço” por isso.

O Papa agradeceu ainda a “todos os jovens que com sacrifícios participaram” da Jornada e “ao Senhor pelos encontros que tive com os pastores e o povo deste grande país que é o Brasil, como também com suas autoridades e voluntários”. Segundo o Pontífice, a JMJ teve um grande significado “para o Brasil, a América Latina e o mundo inteiro”;

- Não devemos jamais esquecer que a Jornada Mundial da Juventude não são fogos de artifício, momentos de entusiasmo, são etapas de um longo caminho iniciado em 1985 por iniciativa do Papa João Paulo II - lembrou o Papa Francisco, concluindo que seu desejo é de que a experiência da Jornada no Brasil “se possa traduzir no caminho cotidiano, no comportamento de todos os dias e que se possa traduzir também em decisões importantes na vida”.

O Globo